Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Trip Teatro aprovada para projetos de cultura


Prêmios nacionais viabilizam programação de teatro em Rio do Sul e circuito com “O Flautista de Hamelin”

            A Trip Teatro de Animação terá mais um ano de muito trabalho. Para 2012, a companhia de Rio do Sul teve a aprovação em dois grandes projetos do Governo Federal na área da cultura. O primeiro será o “Embaixo da Ponte Tem Teatro”, uma programação regular de apresentações de teatro de animação, realizada em etapas, com incentivo do Ministério da Cultura. O outro projeto será um circuito de apresentações do espetáculo “O Flautista de Hamelin” e debates em 31 municípios do Sul do Brasil, através de recursos da Funarte.
            De acordo com o diretor da Trip, Willian Sieverdt, os projetos visam estimular a cultura em Rio do Sul e todo o Alto Vale do Itajaí, que é o foco de atuação da companhia em 2012.  “Viajamos muito com a Trip por vários países. Agora queremos cuidar da nossa região”, destaca Willian.

“Embaixo da Ponte Tem Teatro”
            A companhia riossulense foi selecionada pelo edital do Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, que pretende ampliar a capacidade de produção, difusão, circulação e estruturação nessas áreas. O Prêmio é realizado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes. Através dele, a Trip receberá recursos para realizar o projeto “Embaixo da Ponte Tem Teatro”, uma programação de teatro de animação com espetáculos, intercâmbios e workshops. Este foi o único projeto de Santa Catarina aprovado pelo edital na categoria B (Programação de Espaços Cênicos)
            As atividades serão realizadas em 15 etapas, aos finais de semana, no Espaço Cultural Moysés Boni, localizado embaixo da Ponte Curt Hering, no centro de Rio do Sul/SC. Cada etapa contará com a participação de um grupo local e de um grupo convidado de atuação e reconhecimento em nível nacional.
            Com esse projeto, a Trip Teatro pretende oferecer cultura à população não só de Rio do Sul, mas de toda a região. O Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) é parceiro do projeto.
A meta é atingir um público superior a 10 mil pessoas, bem como aprimorar o trabalho de artistas e grupos da região e iniciar um debate a cerca de necessidade de um teatro municipal na cidade.

“Der Rattenfänger - O Flautista de Hamelin circulando pelo Sul do Brasil”
            A Trip Teatro também recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011. O Prêmio viabiliza a realização de um circuito de apresentações do espetáculo “O Flautista de Hamelin” e debates em 31 municípios do Sul do Brasil.
Esse circuito será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, o espetáculo percorrerá os 28 municípios do Alto Vale do Itajaí. Depois, segue para as cidades conhecidas como as mais “alemãs” dos três estados do Sul: Pomerode/SC, Nova Petrópolis/RS e Marechal Cândido Rondon/PR. Isso porque “O Flautista de Hamelin” é uma lenda alemã que inspirou a montagem da obra da Trip Teatro, em parceria com a companhia espanhola “Los Titiriteros de Binéfar”.
O projeto prevê ainda a realização da oficina teatral “Princípios Técnicos do Teatro de Animação” nas quatro maiores cidades do Alto Vale do Itajaí (Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama e Taió) e nas outras três cidades de forte colonização alemã. Dessa forma, a Trip pretende valorizar o teatro e a colonização dessas regiões, promover a cultura e potencializar os artistas da área.

Informações: www.tripteatro.com.br
Contatos: Willian Sieverdt – Trip Teatro de Animação
(47) 8838-1575 - 3525-5229 / tripteatro@gmail.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lançamento do Livro "O Velho Lobo do Mar" em Rio do Sul

No dia 21 de novembro aconteceu o lançamento do livro "O Velho Lobo do Mar" no parque universitário Norberto Frahm.



















Teve apresentação do espetáculo "O Velho lobo do Mar"















Coquetel especial para a criançada com muito marshmallows, pirulitos e jujubas.











E livros cm a Tati e o Ismael autografando.



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Trip Teatro e editora PAULUS desenvolvem a cultura na região através da literatura!

Estamos concretizando a doação de cerca de 30.000 livros de literatura esta semana em Rio do Sul e região.


A Trip Teatro de Animação em parceria com a Editora PAULUS através do projeto "Leitura para Cidadania" recebeu no dia 10 de outubro de 2011 a doação de 28.704 livros para a cidade de Rio do Sul. Esta doação foi feita através de solicitação da Trip Teatro na ocasião em que estávamos apresentando um de nossos espetáculos, "O Velho Lobo do Mar" em pareceria com a Paulus na Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Isto aconteceu na mesma semana em que as enchentes assolavam a nossa região. Sensibilizados com a catástrofe, acataram uma solicitação de doação de kits literários, vindo a doação bem maior que o pedido.


As doações estão dispostas em 7.176 kits contendo clássicos da literatura brasileira como: Casa de Pensão (Aluísio Azevedo), Dom Casmurro (Machado de Assis) e A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo). Também uma seleção de poemas de Fernando Pessoa: Fernando Pessoa Antologia Poética (Douglas Tufano).


O valor total da doação é de R$222.456,00 Os livros foram distribuídos para 100% dos alunos de ensino médio, 7º, 8º e 9º ano de toda rede pública de ensino de Rio do Sul, além de beneficiar também alunos de Agronômica, Laurentino, Lontras, Rio do Oeste e de outras entidades como entidades assistenciais, hospitais, presídio, etc.
É praticamente uma geração de riossulenses tendo acesso a este material e isso nos orgulha muito, ver que nosso trabalho teatral pode ter esse tipo de desdobramento. Seguimos firmes em nosso objetivo de desenvolver a cultura na nossa cidade e região. 


Veja algumas fotos da entrega dos livros